POR QUE EMAGRECER É TÃO DIFÍCIL?

Compartilhe esse artigo com

Aposto que você que está aqui lendo esse artigo já se fez essa pergunta em algum momento da sua vida, também já se questionou e já desistiu do processo de emagrecimento, da mudança de hábitos alimentares inúmeras vezes com a justificativa de que é muito, muito difícil. E não, não se sinta culpada, até porque é realmente difícil ou como gosto de dizer é desafiador. As barreiras, as resistências que enfrentamos, que precisamos romper nesse processo estão dentro de nós, na nossa cabeça, na nossa mente e muitas vezes, imperceptíveis e disfarçadas de hábitos enquanto lutamos com fatores e comportamentos externos.

E mudar hábitos é uma das maiores dificuldades desse processo de transformação, de mudança, porque exige de nós autoanalise, autoquestionamento, confronto com aquilo que está mais profundo, que são nossas crenças e convicções e não se engane, fazer isso dá trabalho, exige coragem, esforço, energia e conexão com nosso íntimo, com a nossa essência, exige uma dose de rebeldia interior.  Mas como fazer isso se nos acostumamos com o pensamento de fácil acesso na nossa mente, nos acostumamos com o pensamento padrão e de repetição, pensamento esse que muitas vezes nem é nosso, é só algo que a sociedade falou, mas que não condiz com a realidade, com os objetivos que você quer, mas ainda assim, ecoam na sua mente como verdade e refletem nos seus resultados.

Para comprovar isso basta falar ou propor uma mudança nos hábitos alimentares, na dieta, na rotina que já vem antecipando o sentimento de “perdas”.

O movimento, a ação ainda nem começou e já sofremos, já estamos pensando:

– “Não vou poder comer isso”;

– “Não vou poder comer aquilo”;

– “Estou de dieta”;

– “Estou proibida de comer tal coisa”;

– Não posso isso;

– “Só me convida por que estou de dieta”;

– “Ah, mas eu amo um docinho!;

– “Ah, mas eu amo comer, comer é tão prazeroso!

Quem nunca repetiu essas frases prontas no seu dia a dia? Agora, você já se perguntou de onde vem esses pensamentos todos? Esses pensamentos são realmente seus, tem certeza? De onde eles vieram, quando surgiram pela primeira vez aí na sua mente?

É, eu sei, são muitas barreiras para romper heim!

Quantas barreiras estão aí arraigadas na sua mente te diminuindo, te limitando e você ainda nem percebeu porque estava “distraída” comendo o docinho que você diz amar, e por conta disso não ousou questionar seus próprios impulsos, insatisfações e ate mesmo a frustação, ou a culpa que veio depois de ter cedido a “tentação” de comer o doce ou mesmo as críticas que vieram na sua mente na hora que pôs a roupa e não gostou do que viu.

As maiores barreiras para a construção de hábitos saudáveis, para o emagrecimento, para uma autoestima elevada são internas, estão na nossa mente. Nosso papel é constantemente buscar essa autoconsciência através da conexão conosco, com a nossa essência, através do questionar-se.  O resultado que você deseja precisa ser conquistado na sua mente antes de ser externalizado.

Meu desejo com esse artigo é te levar a refletir sobre sua vida, sobre sua saúde, sobre seus resultados e te instigar a ser mais saudável através da tomada de consciência.

 

Paula Paulino – Nutricionista

🧠 Nutrição Física e Emocional
📌 Atendimento Presencial e On-line

21 98339-1899

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um comentário